>
 

A Vontade De Deus

            Muitas vezes ao longo dos anos do meu ministério, tenho refletido na linda, todavia, trágica história da criação do homem e sua mulher, o paraíso plantado exclusivamente para eles, a desobediência deles e a subsequente expulsão deles do lugar perfeito que Deus preparou para estes seres que foram designados por Deus para ser criaturas com as quais Ele poderia se comunicar e ter comunhão.

            Quando Deus os apanhou na flagrante desobediência (pecado), não há dúvida que Deus foi grandemente desapontado, apesar de saber por sua presciência que isto ocorreria (este casal não foi predestinado para pecar, mas o atributo de onisciência de Deus sabia antemão). Deus, naquele momento, teve a opção de matá-los e criar outro casal para tomar o lugar deles. Ele poderia fazer isto vez após vez até finalmente chegar a um casal que O obedeceria e assim merecer herdar o lindíssimo jardim preparado para habitantes obediências. Deus podia ter os matado tão facilmente quanto nós matamos um mosquito.

            No entanto a grande misericórdia e amor de Deus para com sua criação é demonstrada pelo fato de preservá-los vivos e preparar um meio pelo qual eles seriam salvos apesar de serem expulsos do jardim. Muitos não entendem a razão da expulsão deles do jardim, mas a Bíblia ensina que isto aconteceu justamente por que Deus os amava. Como assim? Eles foram afastados do jardim para não poder comer mais da árvore de vida eterna e por isso serem condenados eternamente ao castigo de Deus.

            Deus, por ser amoroso e justo, preparou um meio pelo qual eles poderiam alcançar  a salvação e ser eventualmente participantes da vida eterna que perderam pelo pecado de desobediência. Um cordeiro foi morto, seu sangue derramado (provavelmente foi a primeiro vez para eles encarar uma cena tão horrível) para servir de sombra do Salvador que um dia viria para prover salvação para o mundo inteiro.

            Por mais ou menos quatro mil anos Deus lidou com os seres humanos, procurando os indicar o caminho certo, mas infelizmente o homem sempre se fez teimoso e resistiu as leis de Deus, sua graça, sua misericórdia, seu amor e tenro cuidado. Mas, através de Abraão, Isaque, Jacó e os patriarcas, Deus continuou com seu plano de redimir o homem do pecado e providenciar salvação e posteriormente a vida eterna.

            Não, meu amigo, as histórias do Antigo Testamento não mostram um Deus de ira, de vingança e retribuição; todavia um Deus de compaixão, de amor, de misericórdia e de graça. Os moradores da terra sempre contrariavam a vontade de Deus, mas isto não diminuiu a Vontade de Deus de os salvar. Veja nestes versículos qual é a Vontade de Deus: "... vindo porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos [Dele]." (Gálatas 4:4)

            Cristo não veio para nos dar motivo de ter um feriadão, motivo para reunir familiares, presentear uns aos outros, festejar, comer e beber. Não foi no intuito de dar aos homens mais um dia de descanso dos seus trabalhos. O triste é que nesta data, a comercialização fez com que a grande maioria esqueceram (se é que uma vez sabiam) a razão real desta data. Não, não foi nesta data que Cristo nasceu, mas esta data foi o único dia livre dos escravos da antiguidade, e entre eles haviam muitos crentes e estes resolveram aproveitar aquela data para lembrar a vinda do Cristo, o Salvador do mundo e deles. Cristo veio com apenas um motivo, como foi anunciado pelo anjo do Senhor a José, que anunciou a chegada de Cristo em termos claros: "Ela [Maria] dará luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles." (Mateus 1:21)

            Em volta do mundo somas de dinheiro em várias moedas quase incalculáveis serão gastos para a celebração de Natal, no entanto, sem lembrar uma só vez a missão de Cristo que nasceu tão humildemente em Belém naquela noite memorável. Sim, memorável, no entanto esquecida quanto a sua importância para indivíduos e o mundo coletivamente. Nestes dias milhares morrerão em acidentes de carro, por overdose de drogas, por tomar álcool em excesso, para não falar de brigas de famílias e outros que acabarão em assassinados indiscriminados e numerosos. Todos, ou quase todos passarão para a eternidade sem Deus e esperança, e muitos sem sequer uma vez entender a razão da vinda de Cristo; sem saber a real Vontade de Deus.

            Veja nos versículos abaixo a Vontade de Deus: expresso para você, sua parentela, e os demais que habitam a terra nos dias de hoje: "Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celestial que pereça um só destes pequeninos.”  (Mateus 18:14) "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (II Pedro 3:9)

            Feliz Natal! Sim, eu lhe desejo um feliz Natal. Eu não disse Boas Festas, pois isto não faz parte do meu pensamento. Não estou pensando em um dia livre de trabalhos, festas, comida especial, presentes e outras coisas tais. Você poderia perguntar como é que teria um feliz Natal sem as festas, presentes e comidas de costume. O Natal mais feliz poderia ser você achando Cristo no meio de tantas coisas supérfluas e sem nexo. Achar Ele como? Como Salvador, como Aquele que perdoa os pecados, que alivia da sentença de morte sob a qual todos que não tem Cristo como Salvador vivem diariamente. Você poderia O conhecer como Aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo. João Batista assim o anunciou: "Eu vos batizo com água, para arrependimento mas aquele que vem depois de mim é mias poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Mateus 3:11)

            A Vontade de Deus é que você esteja cheio do seu Espírito Santo, que é o dom gratuito de Deus. Veja estas promessas: "... aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mias terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:14) "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem..." (João 7:38-39)

            Sim, amigo, a Vontade de Deus é que este seja o Natal mais feliz da sua vida, mais memorável de todos, e será se neste ano de 2012 você submete sua vida a Deus, pede perdão por seus pecados e deixar Deus lhe encher com o Espírito Santo.

Philip D. Walmer