>
 

Como Está Seu Coração?

Número 3

            Em dois devocionais anteriores escrevi acerca do que não deve ocupar o coração daquele que alega ter Jesus Cristo como Salvador e Mestre. Hoje escrevo acerca daquilo que deve ocupar os pensamentos e o íntimo do coração. Ninguém deve se esvaziar das coisas mundanas sem preencher o espaço desocupado com algo positivo, algo que agrada a Deus e que edifica sua alma.

            Em primeiro lugar o coração que verdadeiramente se converteu ao Senhor deve sentir prazer em ler a Palavra de Deus. Davi assim falou: "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:2) Há um preenchimento que vem pelo conhecimento da Palavra de Deus que protege das coisas maléficas que cercam todos no mundo. Davi ilumina com estas palavras: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            Enquanto anda neste mundo haverá trevas em volta. Haverá vezes quando é impossível enxergar mais do um passo na frente, mas isto basta, pois do coração cheio da Palavra de Deus há de brilhar uma luz que iluminará o caminho, passo após passo. Davi novamente declara verdade das suas experiências. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119:105) Com estas palavras é possível entender o valor, sim, necessidade, de encher a vida da Palavra de Deus. Quanto mais Palavra, quanto mais luz. Chega de andar tateando nas trevas, quando é possível ter luz, luz em abundância, através da Palavra de Deus. Leia, aprenda e decore a Palavra para que em hora de necessidade seja possível a citar para se defender dos ataques do inimigo, como Jesus mostrou de sua experiência em Mateus 4:1-11.

            Para muitos, os anos de convivência no mundo faz com que as coisas velhas voltam para perturbar e tentar desviar a mente de suas meditações nas coisas da nova vida com Cristo. É necessário, por tanto, desenvolver a habilidade para entoar hinos e canções ao Senhor. Em Salmos 26:7 lemos: "... para entoar, com voz alta, os louvores, e proclamar as tuas maravilhas todas." É coisa maravilhosa poder cantar louvores ao Senhor que merece mais do que qualquer outro, e Ele, sendo prezado com a expressão destes há de Si fazer presente na vida de quem o necessita.

            Ainda depois do derramamento do Espírito Santo e todos os benefícios que vem para uma vida cheia deste poder maravilhoso, há momentos que é preciso expressar algo, talvez com letras de uma canção escrita por outros, mas que dá vazão a tudo que se sente. Não pode voltar para praticar as coisas da velha vida, portanto Paulo admoesta desta forma: "E não vos embriagueis com vinho [como antes fazia], no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais..." (Efésios 5:18-19) Deixe Deus lhe ensinar o que é de acordar de noite entoando cânticos de louvor, de acordar de manhã com gozo por sentir a presença do Senhor.

Philip D. Walmer

Versículo do Dia: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7)