>
 

Prioridades

Lição Quatro

            "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:1-4)

            Todos almejam e buscam aceitação, mas normalmente a de pessoas ou da sociedade. Melhor é ter a aceitação de Deus. Foi comentado em outros devocionais anteriores o que Deus requer dos seus santos. Agora é possível entender que o cumprimento das exortações de Deus por intermédio de Paulo será aceitável diante de Deus. Se há alguém que deve ser agradado, é Deus, pois Ele tem à sua disposição o destino eterno da sua alma. "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10)

            Você deve entender que para orar com eficácia deve orar com fé e confiança total. Veja e entenda bem as palavras de Tiago para aqueles que oram: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre [fingido, artificioso], inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:6-8) Para fortalecer suas orações e fé deve entender bem o que seja a vontade de Deus, e principalmente em relação aos pecadores: "... o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." (I Timóteo 2:4) Deve ser encorajador a todos saber "... que Deus não faz acepção de pessoas..." Assim, com fé é possível orar com intrepidez por qualquer pessoa, não importando suas condições espirituais, quão longe estejam de Deus; sabendo que Deus tem o poder para trazê-las com humildade diante Dele para serem salvas. Deus não exclui ninguém do seu plano de salvação.

            Não há dúvida que você conhece alguém que considera além do alcance da salvação de Deus. Pode ser até um parente seu. Note bem como Paulo considerou si mesmo nesta hierarquia de pecadores: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (I Timóteo 1:15) Em outras palavras não há quem esteja longe demais de Deus para que não possa ser salvo. Esta promessa deve levar todos a redobrarem seus esforços na oração em prol dos que estejam longe de Deus. Não há dúvida que a vinda do Senhor está às portas. Não há anos para desperdiçar esperando um momento melhor para orar, evangelizar e até insistir com orações e palavras que as pessoas venham a Deus. Intercede de hoje em diante pelos perdidos!

Philip D. Walmer

 

Pensamento do Dia: "A oração move a mão que move o mundo." - John Aikman Wallace - Você precisa crer que Deus liga com você e que moverá seu mundo também.