>
 

Apercebidos 4

Número 4

 

            Você pode perguntar: "Pastor, de que eu preciso ficar apercebido?" Eu responderia que precisa ficar apercebido dos sinais dos tempos. Lembra-se de que Jesus disse aos que pediram mais sinais além dos que já foram dados: "[Jesus], porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mateus 16:2-3) Para que Jesus não precisa nos acusar de não poder discernir os sinais dos tempos de nossos dias, vamos visitar alguns dos sinais que Jesus deu quase dois milênios no passado.

            Em primeiro lugar ele disse: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:37-39)

            Veja bem a indignação de Deus contra o pecado e os pecadores que insistem em praticar suas abominações enquanto rejeitam a Deus, a Sua Palavra e Seus ministros que advertem com respeito o juízo vindouro: "Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;  e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente..." (II Pedro 2:4-6)

            Parece que a destruição veio repentinamente sobre o mundo de Noé e sobre Sodoma e Gomorra, mas de acordo com I Pedro 3:20, Deus foi longânimo e deu amplo espaço para o povo se arrepender, mas no caso de Noé, haviam 120 anos de pregação e advertência, porém tudo foi ignorado até o dia em que Deus fechou a porta da arca. (Gênesis 7:16) "... os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água..." (I Pedro 3:20) No final desta Dispensação da Graça, haverá o arrebatamento da Igreja que se preparou para o evento, e assim a porta de salvação será definitivamente fechada.

            Estamos vendo tão claramente, aliás, devemos ver com clareza, que o mundo de hoje é semelhante ao mundo da era de Noé e Ló. Os salvos estão ficando cada vez mais impacientes com a demora do Senhor em voltar para receber Sua Igreja. Contudo, da mesma forma que a longanimidade de Deus foi estendida aos conterrâneos de Noé, assim tendo amplo tempo para se arrepender das transgressões das leis de Deus, a longanimidade de Deus ainda faz com que Ele aguarda mais alguns se entregarem à vontade de Deus que é que todos sejam salvos.

            Quero enfatizar um ponto muito importante neste curto discurso, e isto é que Noé fez a arca, na qual foi salvo.  "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

            Como é que nós podemos preparar nossa arca? Falaremos disto amanhã.

Philip D. Walmer