>
 

Condenado - 3

 

Nùmero 3

 

            "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

            Escrevi em devocionais anteriores que o primeiro passo para a edificação de uma arca para a salvação da alma é o arrependimento sincero e profundo, que provocará uma separação total do mundo e sua imundice anátema para Deus. Este arrependimento pode ser feito somente individualmente e pelo próprio pecador. Ninguém pode pagar algum valor ou oferecer algum sacrifício para evitar a condenção para inferno caso a pessoa não se arrepende dos seus pecados em tempo hábil.

            O segundo passo, conforme Atos 2:38 e muitos outras passagens bíblicas é o batismo nas águas em o nome de Jesus Cristo. (Atos 4:12, 8:16, 9:17-18, 19:4-5) Muitos andam pregando e ensinando que o batismo não faz parte da salvação. Se o batismo não faz parte da salvação, eu pergunto, então... Porque João Batista foi enviado para batizar? Por que Jesus nos deu seu exemplo (não necessitava de batismo por ser perfeito e sem pecado), e depois a Biblia diz que devemos seguir nos seus passos? (I Pedro 2:21) Por que os apóstolos batizavam todos os novos crentes em Atos 8:16 e 38, 10:48, 16:33, 19:5?

            Noé edificou uma arca em obediência a Deus. Gênesis 6:22 diz: "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara." A obediência dele resultou na salvação dele e todos da sua família. Mas hoje muitos querem por aparente conveniência anular as ordens de Deus e eliminar o batismo nas águas do plano de salvação. Em Atos 2:38 Pedro esclareceu bem que o batismo fazia parte do plano de Deus para salvação. Em Atos 10:48 Pedro ordenou que Cornélio e todos da sua casa fossem batizados apesar deles terem recebido o Espírito Santo fora da ordem normal.

            Pedro declara enfaticamente em I Pedro 3:20 que Noé e sua família foram salvos dentro da arca mas, por água. Veja: "... os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água."

            O batismo bíblico sempre foi realizado por imersão nas águas. Uma prova disto é o fato que a Bíblia declara que João Batista batizava em um determinado lugar devido ao fato que havia no lugar muita água. Ademais, outra forma de batismo jamais foi conhecido até séculos depois quando homens mudaram a forma para aspersão por ser mais conveniente, no entanto, seria dífícil cumprir a Palavra de Deus de ser "sepultado com Cristo" com apenas alguns pingos de água.

            É de suma importância lembra-se que o batismo, de acordo com Atos 2:38, não é mera formalidade para fazer a pessoa membro de uma organização eclesiástica, todavia para a remissão de pecados. Fácil é deduzir que sem o batismo bíblico administrado por imersão e em o nome de Jesus Cristo, é impreensível para a salvação da alma.

            Amigo leitor... edifica sua arca de salvação "consoante a tudo o que Deus lhe ordenou" para garatir sua salvação.

Philip D. Walmer