>
 

Guiado - 4


Número 4

 

Compreendo completamente que alguns dos meus leitores poderiam cansar de alguns destes devocionais por serem de natureza meio pesados. No entanto quero que meus leitores compreendem que estou tentando salvar alguns desta geração tão corrompida com os hábitos, costumes, e sim, depravação que têm se instalados na sociedade em geral. Alguns na sua leitura dos Livros Proféticos da Palavra de Deus tem a ideia que estes homens de Deus escreveram apenas para predizer acontecimentos futuros. Isto é a verdade, mas apenas em parte, pois a razão da maioria das suas escritas (profecias) foi de tentar induzir a nação de Israel abandonar os ídolos e voltar para servir a Deus exclusivamente. Da mesma forma procuro, sentindo-me coagido pelo Espírito Santo, escrever para as três ou quatro gerações que vivem atualmente, para voltar de seguir o mundo e abraçar a pura doutrina apostólica e amar a Deus verdadeiramente de todo seu coração.

Continuando com o assunto de arrependimento, entendo perfeitamente que muitos, sim muitos, poderiam rechaçar a ideia que todos precisam praticar o arrependimento. Entendendo isto, quero levar sua atenção para um ensinamento da Palavra de Deus acerca deste assunto. Em primeiro lugar quero que meus leitores entendam que os Livros de Primeiro, Segundo e Terceiro João foram escritos como epístolas (cartas) gerais para as igrejas locais, isto é para os que se consideravam salvos. Este fato faz com que a leitura destes livros tenha um sentido bem diferente. Por exemplo: em I João 1:8 lemos: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós." Agora o versículo dez: "Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."  

Estes dois verdículos esclarecem muito bem as condições de todos os seres humanos e concordam plenamente com Romanos 3:23: "... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus..." Você pode rebater que arrependeu uma vez e foi perdoado. Verdade! Contudo, a verdade é que andamos em carne humana que é propensa para o pecado. Também vivemos em um mundo que assola o cristão diariamente com tudo que é impuro, desagradável e sem aceitação para com Deus. Pensamentos contrariados à vontade de Deus frequentemente ocupam nossas mentes. Destas coisas todos precisam limpeza, que vem mediante a confissão e arrependimento.  

Nota estes pontos importantes dos versículos acima.

1. Se alguém disser que não tem pecado é simplesmente mentiroso, engana a si mesmo, acredita em uma inverdade e traz ruína espiritual para ele mesmo.

2. Se alguém disser que não tem pecado faz Deus mentiroso que disse claramente que todos pecaram.

3. Se alguém disser que não tem pecado versículo 8 diz que a verdade não está na pessoa, e versículo 9 diz que a Palavra não está nela.

Se torna claro que o melhor caminho para qualquer um, pecador ou santo de Deus, é de sempre confessar os pecados, ainda que parecem ser pequenos e de pouca consequência para garantir a pureza de alma e fazer com que as coisas pequenas não venham a criar maiores problemas na vida espiritual e resultar na perda da alma.

Philip D. Walmer