>
 

Para Confundir

            "Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação [de cristão],  visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;  e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;  a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." (I Coríntios 1:26-29)

            Quem inventou a expressão "o que vem de baixo não me atinge" para rebaixar outras pessoas certamente jamais parou por engano em cima de um formigueiro. E, não é somente palavras de outras pessoas que atingem o ego e bem estar de uma pessoa, pois frequentemente a própria pessoa com pensamentos negativos se torna uma pessoa sem habilidade para  agir dentro de uma sociedade de maneira produtiva. A mesma coisa acontece em muitas igrejas e com a maioria dos membros. Eles se convencem que não têm talento, habilidade e condições de contribuir algo positivo ao conjunto de membros. Eles culpam o nascimento, a pobreza financeira, a pobreza de estudo, ou como Moisés são convencidos que não têm habilidade de se expressarem. Assim ficam inertes nos bancos das igrejas por anos a fio sem produzir algo para Deus e Seu Reino. Que tragédia que resulta, provavelmente, na perda de muitas almas preciosas e valiosas.

            O texto acima deixa claro que Deus faz tudo diferente do que os homens fariam. Para formar Sua Igreja na Era Apostólica a partir do início do Seu ministério aos trinta anos de idade, propositalmente chamou as pessoas menos prezadas da sociedade. Ele não foi na sede do governo, na faculdade, nem se atracou entre os famosos e ricos para achar homens e mulheres para formar o núcleo da Sua Igreja.

            Recentemente, durante minhas orações matinais, Deus me fez lembrar do meu início de vida. Nasci em família pobre, em um lugarejo tão pequena que quase ninguém conhece, não podia cursar faculdade e nem meus pais tinha alto nível de estudo. Mas Deus sabia onde eu morava, sabia da falta de tudo que os homens acham necessário para ter sucesso, e todas as demais coisas que poderiam aparentemente impedir qualquer sucesso no ministério. Mas, estando eu ainda menino de apenas doze anos de idade, Ele me chamou para Seu ministério. No meu caso, como no caso de muitos outros, vale o ditado: "Deus não chama os habilitados, mas habilita os chamados."

            Para o bem da Igreja, para o bem do Reino de Deus, e para o cumprimento do propósito pelo qual Deus formou Sua Igreja; é hora para cada membro lembrar-se das palavras de Jesus: "...mas recebereis poder, aos descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da  terra."  (Atos 1:8) Você tem poder pelo Espírito Santo e deve usá-Lo. Paulo declarou: "... tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13) Confia que pode fazer proezas para seu Senhor e confundir os sábios deste mundo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Não desanima não pois JESUS já está vindo, quem plantou chorando vai colher sorrindo "