>
 

A Arma Efetiva de Oração 15b

Número 15b - A Tentação

 

            "... e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal..." (Mateus 6:13)

            Em tratar o assunto de tentação, não deve ser jamais deixado de lado o exemplo de Jesus Cristo. Uma leitura dos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) logo mostrará como Jesus, Filho do Homem, orava. Em condição humana Ele mostra e deixa exemplo que a vitória sobre todas as fraquezas da carne vem por meio da oração. Havia vezes em que as Escrituras dizem que Ele passou a noite orando. Assim há de ser na vida de qualquer um que serve a Deus. Haverá vezes em que grandes vitórias vêm com poucas palavras de oração. O caso de Elias e seu desafio aos profetas de Baal é um exemplo clássico. A oração que trouxe a grande vitória era de apenas um versículo e 24 palavras. (I Reis 18:37 e 44) No entanto, de lá ele subiu ao monte e lá intercedeu diante de Deus por longo tempo em sete orações, até receber a resposta da sua intercessão. Que ninguém pense que tendo alcançado uma resposta por uma oração simples que sempre será assim. Haverá vezes em que horas, dias, semanas e até anos de orações constantes serão necessárias para alcançar a desejada resposta.

            A Bíblia sempre faz uma ligação entre o jejum e a oração. Acredito que o jejum, sem a oração é um exercício fútil. É apenas passar fome de graça, pois em tudo precisamos o contato com Deus. Por tanto, creio que durante os quarenta dias e noites que Jesus passou no deserto antes de iniciar seu ministério, Ele não simplesmente jejuou, mas também se exercitava em oração. Sua vida posterior mostra que Ele valorizava muito a oração.

            Jesus ganhou a vitória sobre as tentações do diabo, usando as Sagradas Escrituras (Mateus 4:1-11), uma lição que todos precisam aprender. No entanto, a oração constante e sincera nos traz a plenitude do Espírito Santo, equipando-nos com uma habilidade de usar corretamente as Escrituras para nosso benefício, isto é, para ganhar a vitória sobre nossa carne fraca, bem como sobre o diabo, o tentador.

            A tentação nem é sempre a mesma, isto é, tentação para imoralidade e outras coisas assim não aprovadas por Deus e Sua Palavra. Há vezes que estas tentações são sutis, programadas para enredar o cristão e destruir seu testemunho, caráter e se for possível sua salvação. Veja o que os líderes religiosos, sim religiosos, tentaram fazer com Jesus: "Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu." (Mateus 16:1) A oração é o veículo que leva à vitória nestas situações onde o crente poderia ser presa fácil do diabo ou pessoas mal intencionadas.

            "... mas livra-nos do mal..." poderia ser traduzido "... livra-nos do maligno...", isto é, do diabo. Uma coisa que precisa ser bem entendida é que há coisas que procedem do diabo, porém, por meio de pessoas, que sem ou com sua concordância, são usadas por ele para afligir o crente com dano, se é que cede às tentações de agir ou reagir de certa forma.

            A oração feita de acordo com as instruções de Jesus neste modelo de oração faz com que o crente tem uma mente submissa ao Espírito Santo, para que por Ele seja orientada e dirigida no caminho correto e vitorioso.

Philip D. Walmer