>
 

Provas e Tribulações - 6

Fogo

            Em devocionais anteriores temos analisado provas, tribulações, castigo, punição e etc. Embarcamos em outro caminho para falar do fogo que serve para tantas coisas diferentes na vida do crente e também do incrédulo. Agora, quero abordar em poucas palavras o assunto dos fogos finais.

            Em primeiro lugar a Bíblia fala em um fogo que há de provar as obras de cada um. Agora, isto não se refere ao que não se converteu ao Senhor, todavia a quem é crente, salvo e arrebatado ao lugar de descanso eterno. Sim, até nestas alturas as obras de cada um serão provadas. Veja: "Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." (I Coríntios 3:12-15)

            Tudo que uma pessoa faz após a sua salvação será provado pelo fogo. Há obras e atividades nos quais as pessoas se envolvem que para Deus não têm absolutamente nenhum valor. Estes são as obras aos quais Paulo se refere como sendo feito de madeira, feno e palha, coisas facilmente destruídas pelo fogo. O que é feito semelhante ao ouro, prata e pedras preciosas permanecerá. Estas coisas foram feitas pelo próprio fogo e por ele não podem ser destruídas, apenas purificadas. Paulo ainda diz que cada um deve tomar cuidado de como ele constrói. Não poderá culpar outros caso sofrer dano nesta prova por fogo.

            Há também o fogo que tem o poder de castigo e tormento eterno após o julgamento do trono branco. Este fogo se encontra no lago de fogo. O Livro de Apocalipse se refere a este fogo três vezes em capítulos 19:20, 20:10, 14, 15 e 21:8. De acordo com a Palavra de Deus este lugar é o destino de todos que rejeitam a salvação proporcionada por Jesus Cristo, e que praticam a iniquidade. Veja como a Bíblia descreve os que hão de habitar neste lugar: "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros [sexualmente], aos feiticeiros, aos idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Apocalipse 21:8) Deste destino não haverá volta, pois é o destino final de todos que rejeitam a Deus e suas leis.

            Com este curto devocional qualquer leitor pode começar entender o valor do fogo do Espírito Santo que age para a purificação do crente, se é que ele O deixa agir. Por isso, Paulo falou em I Tessalonicenses 5:19: "Não apagueis o Espírito."  Apagar o Espírito é para destinar a alma para o lugar de tormento eterno. Convém deixar o Espírito reinar com liberdade total em nossa vida, pois assim Ele mesmo nos guiará a salvação eterna.

 

Philip D. Walmer