>
 

Eu Sou

Parte 1

            "Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. ... este é o meu nome eternamente..." (Êxodo 3:14-15)

            Apesar de ter completado setenta anos de vida, gozo de boa saúde e sou muito ativo fisicamente. De fato, tenho trabalhado muito durante os últimos meses em várias áreas da construção e reforma de prédios de igrejas. No entanto, numa sexta-feira recente voltei para casa extremamente cansado. Estava exausto e só queria saber de deitar e dormir. Reconheci que apesar da boa saúde, da boa vontade e o senso de responsabilidade de sempre, meu corpo não tinha mais a força física e resistência de vinte anos atrás. Para o homem é assustador saber que não tem mais as forças da juventude, pois esta força é motivo de orgulho do homem.

            Todavia neste desapontamento com respeito do meu próprio corpo minha atenção foi chamada para o versículo chave acima. Deus se apresentou a Moisés dizendo que seu nome é "EU SOU". É claro que entendemos que o verbo "ser" representa permanência, um estado sem alterações, e um estado que não muda com o passar das gerações. Desta forma, tendo por nome o "EU SOU", Deus declarou que não importaria quantos anos passariam, Ele seria sempre o mesmo.

            Anos, décadas, séculos e até milênios têm passado, mas Deus não tem se mudado em nada. Ele continua sendo o mesmo Deus desde o início do mundo. Uma das Suas últimas declarações do Antigo Testamento ao seu povo de Israel, e pouco antes de 400 anos de silêncio da parte Dele foi: "Porque eu, o Senhor, não mudo..." (Malaquias 3:6)

            Jesus declarou com toda certeza: "...É-me dado todo o poder no céu e na terra..." (Mateus 28:18 Corrigida) Isto Ele provou com milagres, prodígios e muitos atos poderosos. O escritor do Livro de Hebreus declarou sob a unção do Espírito Santo: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." (Hebreus 13:8) Este grande poder, autoridade e habilidade de Deus não é por apenas um determinado período de tempo, mas é para a eternidade.

            Contemplando-me no espelho, vejo um homem de cabelos brancos, de barba branca de rugas e outros sinais da passagem dos anos. Ainda que eu não queira, sou obrigado encarar o fato que não sou mais jovem, não tenho a mesma fisionomia de quarenta ou cinquenta anos atrás, e nem a força física de quando iniciei minha vida de trabalhos. Este fato poderia me desanimar, e muito, mas eu me recordo que este processo de envelhecimento não acontece com Deus. Ele não é um homem de cabelos e barba brancos, mas o eterno e imutável Espírito. (João 4:24)

            Não havia poder que poderia subjugá-Lo, dominá-Lo ou segurá-Lo: nem a morte. Prezado leitor, não importa a necessidade da sua vida, seja grande ou pequena, Deus é mais do que suficiente para suprí-la. Ele é rico para suprir suas necessidades financeiras, e poderoso para curar suas enfermidades. Confie Nele de todo o seu coração. Ele continua sendo o "Todo-poderoso".

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Depender de Deus não é fraqueza; é reconhecer Sua força.