>
 

Queres?

 

            "Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, b o qual tem cinco pavilhões. Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos... Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?" (João 5:2-3 e 5-6)

            O texto acima termina com uma pergunta, que considerando todos os fatos desta história parece um tanto ingênua ou talvez ignorante. O fato é que este homem ao qual Jesus dirigiu a pergunta já estava enfermo já trinta e oito anos e estava justamente deitado junto ao tanque de Betesda, que quer dizer misericórdia, esperando que algum dia fosse curado de sua enfermidade. Para Jesus perguntar se ele queria ser curado parecia desconhecer os fatos em relação ao homem, ou que queria apenas instigar esperança que o aliado que ele sempre queria finalmente chegou para socorrê-lo.

            É interessante notar que o enfermo tinha fé apenas nas águas do tanque. Ele não podia imaginar outro meio para ser curado. Quantas vezes até os crentes de hoje, apesar de ouvir mensagens de fé em Deus, de ler a Palavra de Deus por conta própria, ainda estão tão firmemente ligados com as ideias carnais/humanas de como o milagre que eles necessitam e querem poderá ocorrer. Parece que a ideia que Deus pode operar totalmente fora das vias humanas não é concebível.

            Existem muitas pessoas hoje que realmente necessitam de um milagre de Deus, contudo é possível que até Deus duvide se a pessoa realmente quer ser curada. Existem alguns que se fossem curados, não teriam mais como reclamar e chamar atenção para seu sofrimento que faz com que muita atenção é dirigida para eles. Outros são encostados ou aposentados por invalidez e se fossem curados, deixariam de receber seus proventos mensais e acabaria a vida mansa, exigindo que eles voltassem a trabalhar. Realmente quer ser curado ou gosta de chamar atenção para si mesmo por pedir que outros orassem em seu favor?

            Pessoas frequentemente reclamam que Deus não responde suas orações. Creio que o caso é comum, pois não são fieis nas orações, não demonstrando sinceridade e urgência. A mãe de Samuel, sem dúvida alguma, já tinha orado muitas vezes para poder engravidar e apresentar seu esposo com um herdeiro. Mas ela recebeu a resposta apenas quando determinou que não saísse da casa de oração até que Deus a atendesse. Assim, Jesus testou a fé e desejo deste homem enfermo. Pode ser que Deus também está testando sua fé através de situações variadas, para que você faça suas petições como Ana por fim fez.

            É interessante notar no capítulo vinte e um de João que Jesus indagou para Pedro se ele O amasse. Pedro afirmou que sim. Jesus voltou a indagar novamente e recebeu a mesma resposta. Quando Jesus indagou pela terceira vez Pedro ficou irritado por ser indagado três vezes acerca do mesmo assunto. Você se irrita com Deus por Ele insistir que você demonstra com firmeza o seu amor para com Ele, ou demonstra que realmente necessita algo pelo qual está pedindo? Lembra-se de Daniel que orou com muita intensidade por vinte e um dias antes de receber a resposta que necessitava. Deus trata seus filhos como pais tratam os seus não lhes dando o seu pedido sem uma real demonstração de desejo e necessidade. Queres? Prove para Deus!

Philip D. Walmer