>
 

Páscoa 5

Número 5 - Longe ou Perto?

 

            "Pedro seguira-o de longe até ao interior do pátio do sumo sacerdote e estava assentado entre os serventuários, aquentando-se ao fogo." (Marcos 14:54)

            Sempre fui muito intrigado com este versículo, e especialmente a parte que diz: "Pedro seguira-o de longe..." Esta expressão sempre me faz questionar a mim mesmo. Como é que estou seguindo a Cristo? De perto? Ou de longe? Creio que todos que aderem à fé cristã devem da mesma forma questionar como estão seguindo a Cristo.

            Ao escrever este texto recordo da passagem de II Reis capítulo 2 que registra os últimos eventos na vida do profeta Elias. Deus o revelou que iria o levar para o céu por um redemoinho, e para provar a fé e qualidades de seu servo Eliseu, ele lhe disse que iria até um determinado lugar e pediu que ele ficasse por trás. Isto ocorreu por várias vezes, mas sempre Eliseu disse: "Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei." (v. 2) Eliseu percebeu que tudo era uma prova pela qual teria de passar para poder receber o poder do ofício que iria ocupar. Diríamos em linguagem moderna que ele ficou "grudado" ao seu mentor, sabendo que tudo que queria realizar no seu ministério dependia em ficar perto do seu líder espiritual. Ele ficou até o fim e recebeu uma porção dupla do poder de Elias, e a Bíblia registra que Eliseu, de fato, realizou duas vezes mais milagres do que Elias, o último ocorrendo quando já estava morto.

            Pessoas frequentemente reclamam das lutas e dificuldades em servir a Deus no meio de um mundo tão perverso e dominado pelo maligno. Não diria que é fácil, no entanto, é no meio das lutas e dificuldades que a fé de cada um é provada. Pedro que se gabou de ser o valentão, que se armou com uma espada e ter jurado que morreria junto com Jesus, continuou de segui-Lo; no entanto, de longe. E, é assim com muitos crentes nestes dias; espero, no entanto, que não seja você, amado leitor.

            O afastamento de Pedro daquele círculo íntimo que Jesus determinou (Pedro, João e Tiago) fez com que ele negasse três vezes de conhecer o Senhor e depois ele desistiu por completo da fé quando disse que perdeu as esperanças e iria voltar para sua profissão de pescador. Por pouco não perdeu tudo por não ter seguido bem de perto Jesus.

            Paulo teve um ministério de grande sucesso que não temos espaço para relatar aqui. Milagres, sinais e prodígios o seguiam por toda parte. Ele também, sofreu terrivelmente, relato do qual encontramos em II Coríntios 11:16-33. Ele recebeu muitas revelações e visões, conheceu milagres no seu próprio corpo, de fato foi ressuscitado dentre os mortos, bem como salvamento por três vezes em alto mar, e assim conheceu o poder e a glória do Senhor. Porém, ainda bradou do íntimo da sua alma: "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (Filipenses 3:7-11)

            Você anda de longe com o Senhor? Está satisfeito com este relacionamento que não lhe proporciona a plenitude das bênçãos de Deus na sua vida? Permite-me lhe aconselhar fechar a distância entre você e seu Senhor, pois a sua salvação pode muito bem depender de um relacionamento mais chegado.

Philip D. Walmer