>
 

Amai-vos! - 7

Número 7

I Coríntios 13

 

            Versículo 8: "O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará..."

            Com razão, muita ênfase é dada à pregação, pois é uma parte essencial para que o evangelho e o plano de Deus para a salvação do ser humano seja divulgado. Mas Paulo neste versículo declara que o dia chegará no qual não haveria mais pregação, nem necessidade dela, pois o dia de salvação terá passado.

             Da mesma forma, chegará o dia no qual o batismo com o Espírito Santo e o sinal inicial do recebimento Dele não será o falar em outras línguas e nem haverá mais a operação do dom de línguas com a sua interpretação, pois também não haverá mais necessidade deles.

            E, ao receber nossos corpos transformados, bem como a nova vida, a vida eterna, não haverá mais mistérios científicos, pois teremos novo e muito amplo conhecimento; a ciência também passará, ou não existirá mais.

             No meio de tudo isto, Paulo afirma que "o amor jamais acaba". Isto deve nos ajudar a entender o valor do amor; o ponto de vista de Deus com respeito dele. Quão diferente é de nossa visão disto. É tão fácil para nós odiar, maltratar, desprezar ou simplesmente descartar pessoas de nosso círculo de família ou amigos. Creio que devemos perguntar para nós mesmos se nossa atitude, nosso tratamento de outros é de acordo com aquilo que Jesus faria. Se não fazemos da forma que Jesus faria, será que nós temos o direto de dizer que somos verdadeiramente filhos Dele, discípulos Dele? Não se esquece de que um discípulo de verdade faz e faria o que seu mestre/mentor ensina e demonstra através de sua vida. Veja as palavras de Jesus em João 14:15: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." Este amor que não é passageiro, com tudo, eterno, fará com que teremos prazer em fazer a vontade de Deus, isto é, guardar (obedecer) seus mandamentos. É de notar que este amor verdadeiro não é como o amor do mundo que vacila de acordo com as circunstancias. Ele permanece, dura e é para o longo prazo. Nosso comportamento não compromete o amor de Deus para conosco. Aí vem a pergunta: Nosso amor para com Deus deve mudar de acordo com os problemas que vem para o nosso lado? Deve mudar simplesmente porque Deus nos prova com alguma dificuldade na vida? E, comentando acerca de nossos relacionamentos horizontais, nosso amor para outra pessoa, cônjuge, filho, irmão, irmãos de fé, e etc. pode mudar simplesmente porque tal pessoa não se comportou de acordo com nossas expectativas? Deus fez isto com você?

            Você quer poder contar sempre com o amor de Deus para com você? Então, acolhe o conselho de João 15:10: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço."

            O amor na sua totalidade; Deus para com você, você para com Deus, você para com outras pessoas pode ser algo permanente. Jesus foi criticado e perseguido por amar irrevocavelmente, e você pode sofrer o mesmo, mas assim fazendo cumprirá a lei de Cristo e herdará a coroa dos fiéis.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A maneira mais certa para criar felicidade para si mesmo é descobrir meios para trazer felicidade aos outros.