>
 

Então... 4

Número 4

Leitura Bíblica: II Crônicas 7:11-22

 

                A falta de qualquer um de humilhar-se diante de Deus, sempre resulta em consequências indesejáveis. Alguns exemplos deste fato a Palavra de Deus relata, para nossa aprendizagem, como nas passagens que seguem:

            Caim, em vez de arrepender-se quando sua oferta a Deus não foi aceita, por ela não ser o que Deus exigiu, irou-se e saiu da presença de Deus. Na sua ira matou seu irmão inocente e foi condenado por Deus sofrer pesadamente por sua intransigência. "És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra... Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará..." (Gênesis 4:11-12 e 14)

            Esaú, num momento de desespero vendeu por quase nada a possessão mais preciosa que tinha. "... nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado." (Hebreus 12:16-17)

            O Rei Uzias, soberbo por ser sucedido no seu reinado, achou que poderia entrar no templo para oferecer incenso a Deus, tarefa exclusiva dos sacerdotes. Os sacerdotes tentaram o convencer sair do lugar que não lhe pertencia, mas ele os resistiu e foi obrigado sofrer o resultado da sua teimosia. "Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza; e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus. Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa e perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso. Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o Senhor o ferira." (II Crônicas 26:17-20)

            Judas foi alertado acerca do seu ato de traição durante a última ceia com o Senhor. Foi lhe dado oportunidade para arrepender-se, mas a rejeitou e não se humilhou. "O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido! Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste." (Mateus 26:24-25) " Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos... Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se." (Mateus 27:3 e 5)

            Espaço não permite falar do soberbo Nabucodonosor, cuja história encontra-se em Daniel 4:1-37.

            Deus sempre rejeita os soberbos, mais dá graça aos humildes que se humilham diante Dele.

Philip D. Walmer