>
 

Provai!

          É terrível ver o número de pessoas realmente bem intencionadas que são engolidas por um buraco negro de ignorância espiritual. O mais triste é que esta tragédia é totalmente desnecessária.  Não seria tão trágica se não houvesse meios para evitar o acontecimento desastroso, mas há como evitar, há meios de contornar o que destrói tantas almas preciosas e valiosas.

          Em nosso segundo pastorado de 1968 a 1972 um fiel membro da igreja levou minha atenção a uma passagem bíblica bem pequena, mas de grande valor na vida de qualquer um que quer salvar sua alma. Passo a citar este versículo de I Tessalonicenses 5:21-22 de várias versões da Bíblia na língua portuguesa como segue:

          Revista e Atualizada: "... julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal."

          Revista e Corrigida: "Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal."

          Nova Versão na Linguagem de Hoje: "Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal."

          Versão Revisada de Acordo com os Melhores Textos de Hebraico e Grego; "... mas ponde tudo a prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda espécie de mal."

          Há muitas ditas doutrinas, normalmente ideias humanas, que estão correndo pelo mundo nos dias de hoje. Denominações religiosas, líderes eclesiásticos, autodenominados profetas, entre outros que agem no meio do cristianismo estão elaborando e desseminando o que eles determinam a ser a verdade. Com tristeza sou obrigado dizer que há muita coisa deste gênero que não passa de mero desejo de alguns para arrastar um povo atrás deles e obter meios de autosustenção, e o que menos importa é a salvação dos ditos adeptos.

          Poucas décadas após o nascimento da Igreja, os demais escritores da Bíblia, inspirados pelo Espírito Santo, passaram a transmitir para a Igreja o perigo de ver a pura verdade de Deus e a autenticidade das Escrituras ser deturbada por homens mau intencionados.

          Por isso Paulo também transmitiu para a igreja de Tessalônica a advertência das passagens acima. Diante das interpretações maculadas das Escrituras por parte de alguns e aconselhou para por tudo que ouviam à prova. Pode colocar algo a prova somente se existe a verdade infalível. Esta verdade infalível é a Palavra de Deus. Quando alguém quer lhe aliciar para uma ideia qualquer em relação a sua fé; por amor da sua alma, deve começar imediatamente examinar a ideia proposta diante da Palavra de Deus.

          Recentemente alguém tocou a campainha da minha casa, e ao atender a porta duas senhoras começaram a falar comigo acerca daquilo que elas consideraram como verdade. Não tendo a minha Bíblia em mãos simplesmente numa ação rápida tirei a Bíblia de uma das senhoras e abrindo-A comecei ler e indagar a razão delas não ler, crer e observar o que estava escrito. Confusas, elas trataram de sair tão logo que devolvi a Bíblia para elas. O que foi que fiz? Simplemente pus a prova a conversa delas diante da pura e infalível Palavra de Deus. Minha alma e salvação depende disto sempre.

Philip D. Walmer