>
 

Famosos Espirituais

        "Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.   Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.  Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.   Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.   Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." (I Coríntios 3:1-15)

         Famosos abundam na cultura de hoje. Grandes jogadores de futebol pode criar exaltação tal que os fãs têm provocado tumulto nas arquibancadas. Músicos populares têm fãs que ficam de pé em atitude de adoração durante concertos inteiros. Celebridades Hollywoodianos contratam  seguranças para protegerem si mesmos da perseguição de fãs adoradores.
        Os crentes coríntios do primeiro século se tornaram divididos acerca dos seus "famosos espirituais". Paulo viu tal favoretismo como uma reflexão da natureza pecaminosa do coração do crente não submisso a vontade de Deus. "Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?" (I Coríntios 3:4)
        O ensinamento dos apóstolos de como devemos ver líderes cristãos coloca o tópico em perspectiva bíblica que providencia uma apreciação mútua por aqueles que trabalham no ministério: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus." (v.6) Cada pessoa fez sua parte: Paulo plantou semente espiritual por meio do evangelismo, e Apolo tinha a regado com seu ensinamento bíblico eloquente. As foi somente Deus mesmo que fez a semente de vida espiritual crescer. Somente Ele é um "Famoso Espiritual".
      Devemos tomar muito cuidado para não colocar qualquer líder cristão em um pedestal. Em vez disto, devemos apreciar como Deus está usando uma variedade de líderes espirituais para Sua honra e glória. - Dennis Fisher
        Dê-nos Senhor, sabedoria. Sabemos que é bom seguir o exemplo de líderes piedosos, mas ajuda-nos não pensar tão altamente deles que começamos os adorar em vez do Senhor. Amém.

Pensamento do Dia: Cada pessoa tem seu lugar no serviço de Deus, e somente Deus merece a glória.