>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 11

 

            "... consoleis os desanimados..." (I Tessalonicenses 5:14)

            Como em todos os anos passados, o ano adiante proporcionará circunstâncias que trarão desânimo para seus familiares, colegas, amigos e irmãos de fé. O mais fácil é de se juntar com eles no desânimo, reclamações, queixas e até na depressão. Ninguém tem garantia que tudo há de ser um mar de rosas neste ano novo. Ninguém tem controle de tudo que há de acontecer, no entanto, pelo poder do Espírito Santo que deve habitar em todos em grande plenitude, há poder de sobra para reagir às circunstâncias desagradáveis que virão para assolar, com um espírito animador.

            Na era em que foi escrito este conselho, o mundo cristão estava começando sentir o efeito de uma grande perseguição. Famílias todas foram mortas, enquanto outras foram dizimadas com a morte de ente-queridos. Igrejas perderam seus pastores que foram encarcerados ou mortos. Havia razão de sobra para qualquer um se entregar ao desânimo. Mas Paulo sabia que sempre haveria aquelas pessoas de oração, que receberiam o poder e renovo do Espírito que por sua vez teriam condições de consolar os que se entregaram ao desânimo.

            A venda em grande quantidade de remédios lícitos e receitados para o combate de depressão é prova que a sociedade e as pessoas em particular não podem mais em si mesmos encarar com bom ânimo os vários desafios da vida. Também o uso de drogas ilícitas pelas toneladas é mais prova ainda do despero das pessoas e a busca desenfreada por algo que mudará o quadro triste das suas vidas, ainda que abale a saúde e encurte a vida. O cenário da geração presente é realmente desesperador.

            Imagine o efeito que você poderia ter na vida de algum desesperado ao chegar com palavras reais de bom ânimo e de consolação: isto é, palavras diretamente do trono de Deus. As pessoas sentem a diferença quando algo parte da sua alma que recebeu do Senhor, ou quando oferece meras frases triviais frequentemente repetidas. Você pode ser um canal de bênção, uma ligação de Deus diretamente para as pessoas necessitadas. O que é que a frase do versículo quer dizer? Parece ser a mesma coisa que foi falada a Abraão: "Se tu uma bênção!" (Gênesis 12:2) Se você seguir o conselho também de Paulo: "...enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:18) terá condições de colocar de lado seu próprio desânimo enquanto ministra para as necessidades dos outros. Garanto que Deus olhará para seu bom espírito e derramará bênçãos sem medida na sua vida.

            Não esquece que Jesus prometeu que o Espírito Santo poderia estar em todos como "uma fonte... que jorre para a vida eterna." (João 4:14) Em João 7:38 Jesus prometeu que "rios de água viva correrão do seu interior." Não é tão difícil assim cumprir o conselho acima. Creio que todos tem recebido o mesmo tenro cuidado que Jesus prometeu para Pedro: "Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Lucas 22:32) Jesus tem rogado por todos que O seguem, e assim são fortalecidos para consolar e fortalecer os outros. "Se tu um bênção!"

Philip D. Walmer