>
 

Quem?

 

            "Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?" (Salmos 15:1)

            Ao ler os Salmos de Davi é fácil chegar à conclusão que Davi amava ao Senhor intensamente, e desejava viver, morar, habitar perpetuamente na presença Dele. Quão diferente é de muitos hoje que apenas querem um encontro com Deus aos domingos, e esquecer-se Dele pelo resto da semana, a não ser que sejam abatidos por algum problema e desafio grande que chega para lhes assolar.

            Contudo, Davi reconheceu que sendo homem sujeito ao pecado, jamais se dignaria de achar aquele lugar de permanência na presença do Senhor. Ao ler o texto deste devocional acima é possível notar uma frustração expressa, como fosse impensável, impossível almejar habitar permanentemente na presença Dele. E amando ao Senhor de coração, de todo seu ser, ansiava por estar à presença do Senhor, pois lá gozava tudo que era agradável ao ser humano. Veja a expressão de um amante de Deus em Salmos 42:1-5: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus. As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas - e dentro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu."

            Reconhecendo a pureza absoluta de Deus, sua perfeita santidade, o Salmista pergunta com sinceridade se há condições para um ser humano propício ao pecado e viver desagradável a Deus, habitar na presença Dele. Quem, Senhor, quem poderá realmente habitar no Seu Tabernáculo?

            Primeiro tem que haver um profundo desejo habitar (ocupar como residência permanente) neste lugar privilegiado. Sem desejo, não haverá procura e sem procura jamais achará, e se não achar será condenado andar nos lugares áridos sem os benefícios de um habitante no Tabernáculo de Deus.

            Qual é seu desejo mais profundo? O próximo capítulo da novela atual? Aquela música que lhe excita com suas letras que fazem alusão às atividades alheias a vontade de Deus? O encontro com a(o) namorada(o)? O próximo jogo esportivo? Ou, é àquela hora de oração intensa na presença do Senhor? De poder estar mais uma vez num culto louvando a Deus, orando juntos, e ouvindo o ministro de Deus expor a Palavra de Deus? Deus sabe, pois sonda o coração para saber seu conteúdo.

            Quem entrará? "O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor..." (Salmos 15:2-4) Você é digno para entrar?

Philip D. Walmer