>
 

Aprendendo...

Número 1

 

            "... que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade." (II Timóteo 3:7)

            Apesar de Johannes Gutenberg ter criado um meio para imprimir a Bíblia de forma mais rápida na linguagem do povo por volta de 1439 D.C., tornando a Palavra disponível para a população em geral, um profundo conhecimento da Bíblia ainda está muito aquém do que foi e é desejado por líderes realmente entendidos e interessados no bem estar espiritual do povo que Deus quer salvar e levar para uma vida eterna por meio de uma vida santificada.

            Paulo se referiu a certos supostos professores bíblicos da sua era, que eram, aparentemente, estudantes das Escrituras, mas por não ser motivados e orientados pelo Espírito Santo, isto é, de não ter o Espírito Santo ou ignorar completamente a direção que pode haver por meio do Espírito; preferiram interpretar as Sagradas Escrituras de uma forma que combinasse com seus próprios pensamentos ou paixões.

            Ao longo dos anos, como pastor e líder entre o povo brasileiro, foi me pedido frequentemente para ensinar acerca dos últimos tempos do livro de Apocalipse, Daniel, entre outras passagens bíblicas que tratem deste assunto. Resisti à tentação de estudar e avançar meus pensamentos acerca deste assunto, por receio de cair na mesma cilada que tem acontecido com um número expresso de pessoas que me antecederam, isto é, a cilada de tentar especificar uma data para o retorno do Senhor. O passar de tempo tem provado que meu esforço para preparar um povo para a vinda do Senhor, em qualquer que seja a época, em vez de tentar especificar uma data que deixaria o povo à vontade para continuar nos seus pecados, pensando que ainda tem tempo para acertar as contas com Deus, foi o mais certo.

            Perdi de conta quantos supostos homens de Deus caíram na cilada de tentar profetizar a data exata da volta do Senhor. Todos, sem exceção, foram taxados como falsos, ignorantes e totalmente desprovidos de bom senso quando se trata a interpretação das Escrituras. Não entendem por que o exemplo dos outros não basta e mais ainda por que as próprias palavras de Jesus os orientam para não embarcar neste caminho que jamais dará certo.

            É coisa humana querer saber o futuro. No entanto, Deus tem o reservado exclusivamente para Si Mesmo. Observa as palavras de Jesus em Atos 1:6-7 quando os discípulos O indagaram acerca dos tempos vindouros: "Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade..."

            Estamos ouvindo rumores novamente de alguns que querem profetizar a época da volta do Senhor. Posso dizer com plena certeza que estes também serão taxados por tolos, mais tarde ou mais cedo. O que é que me dá esta certeza? O conhecimento da Palavra de Deus. Veja: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mateus 24:36) Leu? Nem os anjos que habitam com Deus nos céus sabem que data há de acontecer o arrebatamento da Igreja. Pasme! Nem o Filho sabe. E meros homens querem ousar para tentar definir esta data? "... Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem..." (Romanos 3:4)

            O problema é que Deus determinará a data. Qualquer homem que tenta adivinhar esta data ilude a si mesmo e muitos outros. Pode ser que este grande acontecimento ocorre antes da data prevista, deixando aqueles que não se prepararam, eternamente perdidos. Aqueles que acham que a data ainda é muito no futuro, deixarão de se converter e perderão os muitos benefícios da vida cristã.

Philip D. Walmer