>
 

Renunciar - 1

Número 1

 

            "Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; a antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade." (RA) "Antes renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos, não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamos-nos à consciência de todos, diante de Deus." (NVI) (II Coríntios 4:2)

            Oxalá que as pessoas tirassem um tempo para falar com Deus por meio de oração e deixar Deus lhes falar por intermédio de sua Palavra antes de iniciarem seu dia, pois isto mudaria sensivelmente a direção da vida a cada dia e daria a certeza que está realmente sendo dirigido pelo Espírito Santo. Mais uma vez hoje durante a oração Deus trouxe a minha memória a passagem que citei acima e senti que era para lhe escrever acerca deste assunto. Procurei em várias versões da Bíblia que tenho a minha disposição, que trouxe cada vez mais luz com respeito o assunto de "renunciar" ou talvez na sua versão seja "rejeitar".

            Resolvi lhe dar as definições da palavra "renunciar" conforme o dicionário Houaiss: "Não querer, recusar, rejeitar, desistir da posse de, abdicar, deixar de crer, abjurar, renegar, manifestar descaso ou desprezo por, desdenhar".

            Em outras devocionais tenho falado acerca das coisas que devemos cessar de fazer sendo que fomos libertos e salvos pela graça e misericórdia de Deus. Não somente deixamos de fazer determinadas coisas por sermos agora cristãos, mas fazemos certas coisas por que somos cristãos. Por exemplo, deixamos de fazer tudo que contamina e destrói o corpo que deve de ser o templo do Espírito Santo. Pessoas frequentemente pensam que só faz mal o que outros podem ver e por tais atos seriam criticados.  Por tanto deixam de fumar, beber bebidas alcoólicas, usar drogas ilícitas, usar linguagem torpe e etc.

            Paulo escreveu nesta passagem, no entanto, acerca "das coisas que, por vergonhosas, se ocultam". É incrível o que as pessoas procuram esconder de mau caráter e pecados do conhecimento de outros, esquecendo-se de que de Deus não se esconde nada, pois Ele sonda os corações. Em Salmos 32:5 Davi declarou: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." Em Salmos 69:5 ele também declarou: "Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas."

            Sendo que de Deus não se esconde nada, e sendo que o pecado não permite a entrada no céu, se torna óbvio e obrigatório que os delitos e transgressões que são ocultos para os homens e não para Deus sejam de uma vez "renunciados". Veja... é só você que pode renunciar estas coisas que Deus não aceita. Ele não pode as renunciar por você. É só você que pode: Não querer, recusar, rejeitar, desistir da posse de, abdicar, deixar de crer, abjurar, renegar, manifestar descaso ou desprezo por, desdenhar. E quando você assim fizer, terá um novo e maravilhoso relacionamento com Deus.

Philip D. Walmer