>
 

Viver A Bênção

(Leitura Bíblica - Marcos 5:1-20)

 

            "Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam." (Marcos 5:19-20)

            A história contida na leitura bíblica recomendada relata a vida terrivelmente sofrida por um homem possuído por espíritos malignos. Depois de anos de sofrimento um encontro com Jesus lhe trouxe libertação e a real possibilidade de começar viver uma vida normal. Uma alegria incontável encheu seu coração, bem como um profundo desejo de estar sempre na presença Daquele que operou tão maravilhoso milagre na sua vida, e não há nada anormal na sua atitude. No entanto Jesus não permitiu que ele assim procedesse, ordenando-o, portanto, para retornar a sua cidade e ao seu povo para testemunhar do milagre operado na sua vida.

            A chamada para servir a Cristo não é meramente para ser uma posição de privilégio onde uma pessoa recebe bênçãos sem fim e vive em estado perpétuo de êxtase, alegria, felicidade e gozo. Jesus abençoa, mas chamou a todos para serem testemunhas Dele e seu poder para salvar.  Veja as palavras Dele aos seus discípulos pouco tempo antes de ser levado deles para as alturas: "Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; a permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24:45-49)

            Nesta passagem notamos o seguinte: 1) Ele abriu o entendimento deles das Escrituras. Ele pode fazer isto para cada pessoa que recebe a plenitude do Seu Espírito Santo, e devemos almejar que isto aconteça; 2) Ele os lembrou que sua morte, sepultamento e ressurreição aconteceu perfeitamente conforme o plano de Deus escrito nas Escrituras (De acordo com I Coríntios 15:1-4, isto é o Evangelho.); 3) Ele disse que o plano agora é que esta mensagem de arrependimento e remissão de pecados deve ser pregada a todas a nações (Marcos 16:15 - a toda criatura/pessoa); 4) Ele deixou claro que não era para seus discípulos viver constantemente na bênção, mas para ser testemunhas de tudo que eles presenciaram e receberam; 5) Deu-lhes uma promessa de um poder sobrenatural que os habilitaria para cumprir esta ordem de ser testemunhas.

            Atos 1:8 que é uma promessa do recebimento do Espírito Santo é claro em dizer que este poder que desceria sobre eles seria justamente para equipá-los para a obra sofredora a qual foram comissionados (bem como nós também) para fazer. Esta promessa foi totalmente cumprida no Dia de Pentecostes, como relatado em Atos 2:1-4 e prometido para todos no versículo 39-40. Não, irmão, não é para simplesmente viver na abundância de bênçãos, mas para ser obreiro que trabalha como testemunha ainda que esta obra resulta em perseguições e sofrimento.

Philip D. Walmer