>
 

Cuidado Com A Critica

Cada domingo cedo eu ia para a casa do Se­nhor, a fim de assistir a Escola Dominical. O professor de minha classe era um homem de ida­de, homem simples. Mas eu gostava dele.

Certo dia eu ouvia uma conversa que meus pais tiveram entre si, que eu não deveria ter ouvido. Meu pai disse a mamãe: "Professor João é um homem bom e de bom testemunho, mas é uma pena que ele tem tão pouca capacidade. Não ser­ve para ser professor de Escola Dominical." Aquele era justamente o meu professor.

Naquele momento quebrou algo dentro de mim que somente muitos anos mais tarde pode ser consertado. Desde aquele dia eu olhei o meu professor de modo diferente. E logo perdi o gosto de ir a Escola Dominical. Alguns anos mais eu abandonei a igreja. Uma pequena crítica quase conseguiu destruir a minha vida.

Querido irmão e querida irmã. Vocês tem o costume de criticar na presença de seus filhos alguém de sua igreja? O professor da Escola Do­minical, um diácono, seu pastor, algum dos mem­bros? Saiba que com isto pode estragar muito e quantos pais não sabem depois, porque seus fi­lhos não querem mais ir à igreja. Ficam se per­guntando não se interessam mais pelas coisas de Deus.

Arrependa-se deste pecado de crítica e peça perdão a Deus. Mas seja sincero e peça também perdão a seus filhos. Quem sabe o irmão poderá ainda salvar alguma coisa nas vidas deles.

É muito fácil criticar. Quase não requer es­forço nenhum. Todos são dotados com a capacida­de de criticar. Ajudar é mais difícil, requer mais esforço, portanto muitos criticam em vez de ajudar.

O próprio Cristo não veio ao mundo para jul­gar, mas para ser uma luz. João 3:17. Sendo que somos Cristãos (pequenos Cristos) a Bíblia diz que devemos andar nos próprios passos de Cris­to. I Pedro 2:21. Se ele sendo Deus encarnado não ousou criticar e julgar. Como podemos então ter a coragem de criticar e julgar outros seres igual a nós. Nisto, frequentemente erramos.

Jesus foi bem claro nas suas instruções para nós em Lucas 6:37 "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condena­dos; perdoai, e sereis perdoados." Todos nós desejamos as bênçãos do Senhor em nossas vidas. É no seguir das ordenanças do Senhor, portanto, que viemos a ser realmente abençoados.

Há vezes que usamos pouca misericórdia para com nossos irmãos e outros conhecidos. Devemos lembrar o que Jesus nos fala em Mateus 5:7 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque al­cançarão misericórdia". Pode ser que hoje anda­mos não precisando de misericórdia, mas, será que amanhã poderemos tropeçar e precisar a mi­sericórdia de nossos irmãos ou familiares?

É sempre bom lembrar o conselho ou advertên­cia de Gálatas 6:7 "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Vamos semear o bem e obras boas, para poder mais tarde comer de um gostoso fruto.

"Prefiro as lágrimas de não ter vencido, do que a vergonha de não ter lutado."

Pr. Philip Duane Walmer