>
 

Adorar - 2

Número 2

            “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite... Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer... Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.” (Lucas 2:8, 15, 16 e 20)

            Na mesma noite em que os magos do oriente estavam vendo uma estrela diferente, um sinal especial e divino nos céus, coisas maravilhosas estavam sendo reveladas para uns pobres pastores na Judéia, perto da cidade de Belém. A vinda de Cristo, o Salvador do mundo não seria algo feito em algum canto, mas seria largamente anunciado para que o mundo inteiro pudesse louvar e adorar a Deus por ter cumprido sua promessa e providenciado um que salvaria Seu povo dos pecados deles.

            Este evento foi tão grande e tão importante que Deus colocou uma estrela especial nos céus, não uma estrela estacionária, mas uma que guiaria os magos por um longo caminho e longos dias até o lugar onde o rei do mundo morava.

            Também naquela mesma noite sobre os campos da Judéia apareceu um anjo. Não era a primeira vez que um anjo aparecia aos seres humanos, mas isto espantou os pastores que jamais esperavam ser pessoas às quais um evento tão grande seria anunciado. Após o aparecimento do anjo e a entrega da sua mensagem, a Bíblia recorda que uma multidão de anjos apareceu, uma milícia celestial que cantava e glorificava a Deus. Dificilmente lemos na Palavra de Deus acerca de multidões de anjos aparecendo aos homens, e mais difícil ainda de observar que anjos louvavam como recordado no livro de Lucas.

            Entendo com isto a magnitude deste acontecimento. Era algo que mudou o curso da raça humana, algo que afetaria o mundo como nenhum evento antes ou depois. Até hoje ninguém pode falar de qualquer outro evento que mudou o mundo tanto quanto a vinda de Jesus. Era um evento que finalmente dava esperança aos moradores da terra. Para aqueles que entenderam o significado da vinda de Jesus, tais como Simeão e Ana, finalmente chegou Aquele que poderia dar o golpe no pecado, que livraria o povo do poder dele. Eis o grande motivo de tanto louvor e adoração.

            Para a maioria das pessoas vivas hoje, o Natal e seus eventos, a real vitória anunciada com a vinda de Jesus é perdida. Hoje, em vez de louvor, adoração e cânticos de honra e glória ao Salvador do mundo, entra em cena o egoísmo, o auto-centrismo, festas, presentes, viagens, ceias, visitas aos famíliares e etc. Tudo, menos louvor a Deus, toma a primazia destes dias. Parece que em vez de lembrar a razão real da vinda do Salvador, as pessoas se entregam mais ao pecado que Cristo veio para abolir. É triste imaginar o que há de acontecer por estes dias enquanto as pessoas se entregam às concupiscências da carne. Famílias serão destroçadas, vidas perdidas e o destino eterno de muitas pessoas será determinado, em vez de poder gozar a esperança que Cristo trouxe.

            Prezado leitor, lembre-se que nesta ocasião tantos anos atrás que os magos foram chamados da sua terra distante para adorar a Jesus. Pode não ser em distância física que você é distanciado de Deus, mas no seu coração e espírito. Afirmo-lhe que Deus está lhe chamando neste Natal para vir de onde está e se tornar um verdadeiro adorador. “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24)

            Talvez, como os pastores pobres nas vigias da noite, você se encontra exercendo sua profissão, cumprindo seus deveres sem prazer algum devido ao peso deles. Mas, se você chegar verdadeiramente na presença do seu Salvador para louvar, glorificar e adorar prometo-lhe que poderá voltar aos deveres da vida com outra mentalidade, com alegria no coração, com uma esperança viva no seu ser, e com um olhar diferente do mundo no qual mora.

            Se você continuamente busca o contentamento, a alegria e o gozo na mesma fonte com o mundo, nunca estará satisfeito. Ouça as palavras de Jesus a mulher samaritana que já estava na sua sexta união conjugal, não tendo achado a felicidade que tanto almejava: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (João 4:13-14)

            Jesus ainda está à procura de “verdadeiros adoradores”. Ele sabe o que há de acontecer quando alguém se torna adorador de Dele. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3:20) Neste Natal Jesus está a porta do seu coração e está gentilmente batendo, almejando entrar e tomar conta da sua vida, pois Ele bem sabe a bela diferença que fará para você. Se você tem resistido a insistência de Jesus, não resisite mais, pois você tem tudo para ganhar e nada para perder, senão as dores, o sofrimento, a insatisfação, a busca sem fim da felicidade, entre outras coisas tais. Deus quer se revelar a você neste Natal. Responde! Saia do campo de deveres para achar o Único que pode dar contentamento eterno. Saia daquele lugar distante, siga a estrela do Evangelho e achará quem sua alma almeja a longo tempo. Não importa se for rico ou pobre, saudável ou doente, e nem importa sua posição social como a Biblia mostra, Jesus procura adoradores sinceros de todas as camadas da sociedade e lhes dará as boas vindas a sua presença transformadora. Posso contar em lhe encontrar diante deste grande Salvador, curvado e O adorando junto comigo? Espero que sim, pois é maravilhoso! Poderemos depois voltar “glorificando e louvando a Deus por tudo...”

Philip D. Walmer